Skip to content

Torre de Controle Logístico: saiba como implementar no seu armazém

Implementação da torre de controle logístico no armazem

Entenda o papel da Torre de Controle Logístico e veja como implementar o sistema no Centro de Distribuição da sua empresa

 

A eficiência na gestão logística é fundamental para o sucesso das empresas, e a adoção de soluções inovadoras tem se mostrado cada vez mais necessária.

Embora a implementação de Torres de Controle Logístico seja comum setor de transportes, na gestão de armazéns a realidade não é a mesma. Por isso, contando com grande experiência no segmento, a Prática Consultoria Logística deu um passo além e inovou ao aplicar esse conceito na gestão de Centros de Distribuição.

Percebemos que no CD, mesmo sob constante supervisão de gerentes e coordenadores, a gestão a “olhos nús” nem sempre são suficiente para identificar e solucionar problemas de forma eficaz. Neste contexto, a adoção de uma Torre de Controle Logístico para armazéns tem o potencial de revolucionar a maneira como as empresas gerenciam seus estoques, otimizando processos e trazendo resultados expressivos.

 

Tecnologia aplicada a Gestão de Armazéns

 

A tecnologia é sempre apreciada quando se busca aprimorar a eficiência das entregas e a satisfação dos clientes. Uma inovação que vem ganhando cada vez mais espaço no setor logístico é a torre de controle.

Atuando no contexto de gerenciamento de armazéns, essa ferramenta ajuda empresas a enfrentar o desafio de supervisionar, de maneira inteligente, os processos de recebimento e envio de mercadorias, os quais ocorrem diariamente e em grande quantidade.

Neste artigo, você encontrará as principais informações sobre a Torre de Controle Logístico para armazéns: o conceito, características principais, vantagens e como implementá-la no seu negócio.

Então, o que é a Torre de Controle Logístico?

A Torre de Controle Logístico, também conhecida como “supply chain control tower” em inglês, consiste em um centro de integração que coleta informações cruciais sobre cada operação de gerenciamento de armazéns de uma empresa.

O objetivo é proporcionar ao gestor de logística visibilidade dos processos de recebimento e envio de mercadorias, especialmente em contextos que envolvem a gestão de múltiplos armazéns.

Com a Torre de Controle Logístico é possível:

  1. Planejar demandas de estoque;
  2. Acompanhar etapas de recebimento;
  3. Monitorar o envio de mercadorias em tempo real;
  4. Registrar e administrar ocorrências;
  5. Resolver problemas que possam surgir durante as etapas;
  6. Analisar indicadores de desempenho do gerenciamento de armazéns.

Na prática, a torre de controle é um espaço onde profissionais responsáveis monitoram os sistemas de gerenciamento de armazéns em tempo real, lidando com demandas e prevenindo desvios logísticos, como, por exemplo, atrasos no envio de produtos.

Há outros obstáculos que esse sistema ajuda a solucionar/reduzir:

  • Insatisfação do cliente, uma vez que a torre de controle acompanha eventuais problemas que possam gerar atrasos;
  • Otimização, reduzindo distâncias no armazém de setores com maior necessidade, portanto, redução de custos e menor tempo de espera na equipe responsável pelo carregamento e descarregamento;
  • Baixa produtividade, devido à ausência de ferramentas digitais e de colaboradores com foco em funções estratégicas, levando a atividades menos ágeis, repetitivas e burocráticas;
  • Subutilização dos espaços do armazém, pois a torre de controle contribui para otimizar o desempenho das operações, impactando no melhor aproveitamento do espaço disponível;
  • A taxa de manutenção corretiva do armazém também diminui, o que é um aspecto econômico muito positivo, uma vez que são procedimentos mais caros do que as manutenções preventivas realizadas regularmente.

 

Como implementar uma Torre de Controle Logístico?

 

Construir uma torre de controle é um esforço de transformação que envolve tanto mudanças de pessoas, processos, software e soluções tecnológicas. É necessário ter as pessoas certas, tecnologia e dados para atingir seus objetivos.

A implementação da Torre de Controle é parte de uma estratégia de gestão centralizada, visando aumentar o foco e a eficiência. Esse processo evoluiu em três etapas:

  1. KPIs
    Todos os processos devem ser reavaliados com o objetivo de alcançar com maior eficácia os indicadores da operação de forma específica, permitindo ganhos de escala e melhorando o nível de eficiência dos serviços executados.
  2. Treinamento da equipe
    Inicialmente, os times de monitoramento das entregas estavam distribuídos nas diferentes filiais, próximos da operação logística. O modelo foi centralizado, consolidando o time na sede de São Paulo, permitindo maior intercâmbio de informações e compartilhamento de atividades entre os colaboradores de monitoramento e maior agilidade nas interações com a equipe comercial.
  3. Investimento em tecnologia
    O sistema adequado para fornecer os dados para a operação da Torre de Controle Logístico, além das operações em si, é o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) que centraliza as informações necessárias para controle dos estoques por meio do monitoramento da entrada e saída de mercadorias, da localização de todos os itens e do fornecimento de informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas em diferentes áreas da empresa.

 

Benefícios da Torre de Controle Logístico

 

O sistema pode proporcionar diversos benefícios operacionais e financeiros, permitindo a melhoria do nível de serviço, entretanto, a vantagem que mais se destaca é o monitoramento em tempo real dos itens armazenados, principalmente quando se trata de produtos com alto valor agregado, perecíveis ou perigosos.

Outros benefícios são:

  • Redução de custos com armazenagem;
  • Maior assertividade e agilidade nas tarefas logísticas;
  • Menor risco de falhas operacionais;
  • Menor índice de danos e perdas de mercadorias;
  • Empresa mais competitiva com esse diferencial;
  • Aprimoramento dos processos e dos funcionários;
  • Obtenção de dados importantes para otimizar o desempenho da empresa.

Não perca tempo e assuma de uma vez por todas o controle da sua operação logística no Centro de Distribuição. Revolucione o seu CD com a ajuda do sistema de Torre de Controle Logístico!

Ainda precisa de ajuda para implementar o sistema Torre de Controle Logístico? Fale hoje mesmo com a Prática Logística!

 

 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Cadastre-se para a Live:
15/03/2023 - 19h
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Palavras chave:
Mais Lidas

Artigos Relacionados

O que é Fifo Lifo Fefo?

FIFO, FEFO e LIFO: Estratégias de Giro de Estoque

FIFO, FEFO e LIFO: estratégias de giro de estoque para uma gestão logística eficiente Se você está envolvido com a gestão
Leia mais >
softwares de wms e gestão de estoques

Como escolher o melhor WMS para seu armazém?

WMS: Como escolher o melhor software de gerenciamento de armazém para o seu armazém? Quando você está procurando um Sistema de
Leia mais >

O que é um Inventário?

Inventário: o que é, tipos mais comuns e como analisar um inventário   Quando o gerente anuncia: — Vamos fazer o
Leia mais >