Como criar em 3 passos um plano de ação de soluções logísticas

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Neste artigo venho expor sobre uma ferramenta SIMPLES e FANTÁSTICA para o mapeamento e controle das ações na operação logística.

Sempre que possível utilizo esta ferramenta em minhas práticas profissionais, resolvendo problemas de clientes, inclusive em atividades pessoais: em viagens de férias e churrasco com amigos, por exemplo.

Trata-se do 5W2H. Uma sigla que representa a união de 5 palavras em ingês que se iniciam com W e 2 outras que se iniciam com H: What (O que), Who (Quem), When (Quando), Why (Porque), Where (Onde), How (Como) e How Much (Quanto).

Basicamente, diante de tanta coisa pra fazer, deve-se criar uma planilha eletrônica ou impressa e preencher uma linha para cada assunto para os 7 campos: O que?, Quem?, Quando?, Onde?, Como?, Porque? e Quanto?…

Basta responder as perguntas!!!

Entretanto, algumas informações são OBRIGATÓRIAS e outras COMPLEMENTARES.

Esta é a prática logística que tenho que lhe passar!!!

Dentre as 7 informações, ao menos 3 devem sempre existir, e as demais podem ser utilizadas de acordo com a necessidade.

Algumas empresas não dispõe de um sistema informatizado, já em outras empresas, as pessoas não tem acesso há algumas informações. Isto faz com que o uso de alguma das informações do 5W2H torne-se desnecessária…

Para você já começar de imediato e sem qualquer embromação, utilize apenas 3 informações:
O que (What): esta informação é a principal. O que você quer ou deve fazer? Sem um objetivo ou necessidade, o uso do 5W2H é em vão.
Quem (Who): você tem que definir um “pai” para o assunto. Um responsável que irá responder pelo sucesso ou insucesso. Conforme ditado popular: “Dar nome aos bois”, caso contrário, vai ficar um empurra-empurra e ninguém vai fazer.
Quando (When): por fim, você tem que definir o prazo limite para que a tarefa seja concluída. Um horário, um dia, uma semana, sei lá, defina o prazo de acordo com sua necessidade. Caso contrário, você terá com certeza uma obra inacabada…

Exemplo 3W:
5w2h-1

Para que você desenvolva seu trabalho dentro de sua área, pode-se utilizar, além destas 3 informações básicas, mais 2 outras. Pode utilizar:
Onde (Where): deve-se apresentar o local em que a atividade será realizada: na sala de treinamento, na sala de reuniões, na filial no interior do estado, no cliente X. É importante ter essa informação para conhecimento da localização geográfica, pois deslocamentos, trânsito e congestionamentos devem ser considerados…

Como (How): para empresas ou departamentos mais estruturados, pode-se adotar Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Check-lists, Documentos de Apoio (DA), Instruções de trabalho (IT), Fluxogramas, Fluxos de Processos e dentre tantos outros documentos que explicam como executar a atividade.

Exemplo 4W1H:
5w2h-2

Por fim, para efeito de apresentação e justificativa da atividade perante a Gerência ou Diretoria, pode utilizar os 2 campos restantes:
Porque (Why): você deve explicar o motivo pelo qual deseja realizar a atividade. Justificar porque é necessário realizá-lo, ou explicar as consequências de não fazê-lo. Explicar que o concorrente faz e você não, também é uma boa…

Quanto (How Much): neste último, é importante mensurar o esforço ou o valor financeiro para executar a tarefa. Em algumas circunstâncias a tarefa pode ser inviável de realização. Caso você não tenha acesso a dados financeiros, meça ao menos o tempo de horas trabalhadas.

Exemplo (5W2H):
5w2h-3

Enfim, a prática leva à perfeição!

Procure aplicar esta técnica em suas atividades, principalmente quando envolver liderança. Pois, além de auxiliará a delegar as tarefas aos colaboradores, será possível monitorar e auditar o que foi realizado.

Por Anderson Alves
Prática Logística
contato@praticalogistica.com.br

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12 Comments

  1. Oláá
    Gostei muito do o post!!
    Beijos
    Mariana Turis bj.inf.br/netshoes-desconto

  2. Muito bom

  3. O Brasil, está precisando de profissionais qualificados para esse setor. Nós temos todas as dificuldades diferentes de qualquer um outro país, desafiador, onde o processo logístico de modo geral, tende a crescer e expandir de forma grandiosa e produtiva para o bem está do Brasil.

    Obrigado.

    Carlos

    • Prática Logística

      Olá Carlos, concordo contigo. Um dos propósitos da Prática Logística é apresentar conteúdo de valor e de resultado para que o profissional gere resultados de sucessos para se promover e ganhar mais…
      Abraços.
      Anderson Alves.

  4. Nessas horas voce tera de encontrar a melhor forma de adaptar seu plano aos acontecimentos, as vezes improvisando, as vezes fazendo uma grande alteracao no planejamento mesmo.

    • Prática Logística

      Olá, sim, se necessário, ajustes devem ser realizados, porém antes de tudo, deve-se ter um objetivo e um planejamento para alcança-lo. Abraços…

  5. Anderson Ferreira

    Estou na 4° série do ensino superior de Tecnologia em Logística, cada dia me fascina ainda mais vejo um campo muito amplo muitos conceitos, processos etc…. Acredito eu que esse campo não tem fim. Mais a vontade de aprender me deixa muito ansioso e acaba me atrapalhando um pouco. Então pergunto: por onde devo começar e o que fazer primeiro?

    • Prática Logística

      Olá Anderson, tudo bem?
      Alguns dizem que vc tem que fazer o que gosta, outros dizem pra vc fazer o que dá dinheiro. Sugiro fazer o que vc gosta e o que dá dinheiro…rs
      Sei que não é uma tarefa fácil, mas olha::
      Por exemplo, se vc tem mais aptidão com transportes, especialize-se, porém existem diversas funções e responsabilidades que farão com que vc ganhe mais ou menos…Quanto maior for a sua responsabilidade naturalmente será sua remuneração…De acordo com os resultados que vc gerar, poderão surgir grandes oportunidades de crescimento em sua carreira…Esteja preparado para agarrar essas oportunidades…
      Espero ter ajudado!
      Abraços…

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