A Logística e o Guarda-Roupas

5093616018_49195141be_b - artigo

Existem operações de estocagem dos mais diversos tamanhos, tais como: pequenos almoxarifados de peças de oficinas mecânicas, depósitos de matérias-primas e produtos acabados, dispensas de materiais de escritório e limpeza, câmaras frias, até mesmo grandes armazéns atacadistas a centros de distribuição.

Independente do tamanho da empresa há sempre a preocupação:

Estoque é dinheiro parado!!!

 Entretanto, é necessário ter este esclarecimento para que as ações necessárias para manutenção e zelo do estoque sejam tomadas.

 Imagine um Guarda-roupas! Acredito que você tenha um…rs

 Vá ao seu quarto, abra o guarda-roupas e anote todas os itens: roupas, calçados, acessórios e tudo mais, inclusive o próprio guarda-roupas. Dessa lista, procure lembrar qual o preço que você pagou por eles.

 Ih! Estou te fazendo lembrar de pagar algumas faturas do cartão de crédito de algumas comprinhas…, não é?!!rs

 Então! Se você atribuir o preço para cada peça e ao fim somar tudo, você ficará assustado com o que você pagou para ter um guarda-roupas completamente abarrotado como é o seu…

 Agora vamos fazer de conta que você não será mais o responsável pelo seu guarda-roupas. Imagine que você irá contratar um profissional para guardar, organizar as peças, lavar e passar as roupas, retirá-las do guarda-roupas para te entregar e você usá-las!! De fato, irá terceirizar esta operação.

 Acredito que você esteja gostando da ideia…rs

 Entretanto, em um certo dia, você percebeu que a sua calça favorita sumiu! Além disso, você lembra que, mesmo sendo um produto caro, esta calça tem uma história: um amor, uma festa, uma pessoa, um sonho…Por fim, você está atrasado para um compromisso e a calça seria o traje ideal para a ocasião…Ufa, que coisa hein…

Diante desta realidade, qual seria o seu sentimento quanto ao nível do serviço do profissional?

 Pois bem, a área de armazenagem de uma empresa é constituída de produtos que foram comprados para consumo ou revenda. Existem itens favoritos, ou mais relevantes, que geralmente são aqueles que são mais vendidos, são mais lucrativos, são mais escassos, são mais caros ou qualquer outro motivo…

 Enfim, se você é o profissional responsável, ou um dos responsáveis, por manter e zelar pelo estoque, este é um grande desafio. Podem ocorrer problemas diversos, tais como: produtos violados e avariados, itens vencidos, quantidades divergentes, produtos consumidos ou furtados por empregados, e dentre outras situações.

 De fato, quaisquer problemas com os itens estocados, afetará o capital da empresa e, claro, também afetará o humor dos diretores…

 Esta sensibilização é importante, de operadores a diretores, para que ações, controles, indicadores, investimentos, aplicações em tecnologias sejam realizadas para a manutenção do capital e  busca da melhor performance logística para satisfação dos clientes internos e externos.

 Minha sugestão?! Seja vigilante com sua postura e a dos outros frente ao estoque, e busque conhecer técnicas para melhorar sua operação logística. Portanto, trate o estoque da empresa como se fosse as peças do seu guarda-roupas.

E zefini…

Por Anderson Alves
Prática Logística
contato@praticalogistica.com.br
 

Baixe agora o Guia Gratuito: 28 práticas essenciais da operação logística

paperbacklandscape_800x525

12 Comments

  1. Muito boa a sua forma de passar a informação,
    A leitura é de fácil entendimento.
    Parabéns.

    • Prática Logística

      Obrigado Ledo, o intuito é trazer elementos da dia-a-dia que podem ter relação com logística e facilitar a assimilação do conteúdo.
      Abraços.

  2. excelente, muio bom mesmo

  3. Olá, gostei muito do post. Parabéns!

  4. It’s difficult to find educated people for this subject, but you sound like you know what
    you’re talking about! Thanks

    • Prática Logística

      Olá Annabelle, tudo bem?
      Obrigado por comentar. A proposta aqui é apresentar conteúdo de resultado vivenciado por mim e por outros profissionais…
      Abraços…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *