Veja 36 frases que você já ouviu trabalhando com Logística

frases-artigo

Se você atua diretamente na Prática da Logística, certamente você já deve ter ouvido alguma destas declarações. Vejamos!

“Inventário de novo? Outro final de semana trabalhando…”

“Vão pagar gratificação por trabalhar no fim de semana?”

“Esse estoque nunca está certo!”

“Posso ir embora mais cedo?”

“Vai por mim não vai dar certo, eu já tentei fazer!”

“Isso é uma ordem!!! Sou eu quem mando aqui!!!”

“Manda quem pode, obedece quem tem juizo”.

“Essa lei de Murphy só me complica viu!”.

“Eu só vou fazer isso se o chefe mandar fazer”.

“Não foi culpa minha, eu só estava obedecendo ordens”.

“De novo o sistema está fora do ar!”

“Achamos outro produto dentro do estoque que foi comido”.

“Preciso de férias!”

“O que eu faço agora?”

“Eu já falei que isso aqui está errado, mas ninguém faz nada por isso”.

“Pare o que você está fazendo e ajuda a carregar o caminhão, pois ele está atrasado para entrega”.

“Esse negócio de informática não é comigo”.

“Qual é mesmo o código daquele produto?”

“Onde posso colocar esse produto?”

“Não aguento mais isso aqui, você me demite?”

“Já avisei que o caminhão precisa de manutenção. Também não aviso mais!”

“Me dá aumento de salário?”

“A empresa está passando por um momento difícil”.

“A rádio peão nunca falha”.

“A gente ganha pouco mas se diverte!”

“De novo esse fornecedor mandou mercadoria faltando”.

“Outro cliente reclamou de atraso na entrega”.

“Mais um cliente reclamou de produto faltando”.

“O vendedor pediu para priorizar este pedido de venda para entrega”.

“É pra carregar somente os pedidos que chegaram antes das 18 horas”.

“Avisa o vendedor que alguns produtos foram cortados do pedido de venda”.

“Avisa o vendedor que a nota fiscal do fornecedor veio diferente do pedido de compra”.

“Nossa, roubaram nossa carga”.

“É isso tudo de frete que cobram pra entregar aqui?”

“Nós só vamos embora hoje depois de terminar aquelas cargas”.

“Tem que liberar aquele caminhão pra entrega antes do almoço”.

É importante que você esteja atento a estas declarações pois elas podem te dar informações preciosas sobre como está sua operação logística e sua equipe.

Quanto à operação logística, ou ao negócio, pode-se observar comentários relacionados ao nível de satisfação dos clientes, o nível de serviço de fornecedores e a necessidade de definir procedimentos padronizados para a operação logística.

Quanto à equipe, pode-se observar comentários que demonstram que a equipe esteja cansada devido ao ritmo de trabalho, à desvalorização do profissional referente à salários, gratificações e benefícios. Outros fatores estão relacionados à postura de fácil aceitação dos colaboradores à erros devido ao desinteresse e falta de proatividade em resolver os problemas. Além disso, identifica-se a resistência às mudanças, na forma de trabalhar e no uso de tecnologias. Evidencia-se a terceirização de culpa em problemas detectados principalmente pela falta de capacitação e procrastinação.

Acredito que o primeiro passo seja em escutar os colaboradores e entender porque fizeram estas declarações e, em seguida, desenvolver ações corretivas para que estas percepções sejam tratadas, resolvidas ou controladas.

No artigo “Como criar em 3 passos um plano de ação de soluções logísticas” (CLIQUE AQUI para ler o artigo), são dadas orientações em como proceder para seguir no desenvolvimento de um plano de ações e atitudes para tratar estas evidências.

O ponto importante nesta situação é saber captar do meio as informações necessárias para a gestão da equipe e da operação logística. Nada melhor que estar atento ao que as próprias pessoas comentam e opinam sobre seu trabalho…

O resultado desta ação vai além da melhoria nos resultados da área onde você atua, mas pode e deve melhorar os resultados de toda a empresa.

Normalmente a direção da empresa define objetivos que a corporação deve conquistar e, para difundir e gerenciar o desdobramento do planejamento, pode-se utilizar o Balanced Scorecard (BSC).

O BSC trata-se de uma ferramenta de gestão estratégica que está baseada em 4 pilares: perspectiva financeira (lucratividade, receita, custos e etc.), perpectiva do cliente (tempo, qualidade, desempenho e serviço), perspectiva dos processos internos (inovação, operação e pós-venda) e perspectiva do aprendizado e crescimento (pessoas, sistemas e procedimentos).

Diante do que foi percebido junto ao colaborador, pode-se associar a “problemática” em uma persperctiva do BSC, de modo que a “solucionática” contribua com o cumprimento dos objetivos da organização. Dependendo da operação logística, a contribuição destes elementos terão maior relação às perspectivas dos processos internos e à perspectiva do aprendizado e crescimento.

Esta visão expõe que além dos números e dados dos relatórios gerenciais e estratégicos, através de indicadores de desempenhos gerados por sistemas computacionais, a comunicação com a operação e a abertura em ouvir o que as pessoas tem a dizer pode contribuir na gestão da operação logística. Até mesmo porque são as pessoas que executam e passam pelas adversidades no desempenho das suas funções…

Por Anderson Alves

Prática Logística

contato@praticalogistica.com.br
 

Baixe agora o Guia Gratuito: 28 práticas essenciais da operação logística

paperbacklandscape_800x525

6 Comments

  1. Sempre acompanho vocês, é sempre bom absorver o máximo possível de informação ainda mais de uma área que que atuamos e constantemente esta se atualizando Parabéns a equipe.

    • Prática Logística

      Olá Willian, tudo bem?
      Obrigado por acompanhar a Prática Logística!!!
      Obrigado pelo feedback…
      Abraços.
      Anderson Alves.

  2. Excelente!

    Eu tenho a minha carreira desenvolvida na área de logística e,por mais conhecimento que você já tem, informação nunca é demais.

    Parabéns Anderson!

    • Prática Logística

      Olá Jacy, tudo bem?
      Sim, quanto mais vc conhece sobre algo, mas vontade se tem de aprender…
      Obrigado Jacy!!!

  3. Very good!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *