9 dicas para fazer um inventário de sucesso

Warehouse_of_Grupo_Martins_in_Camaçari_(Brazil) - artigo

Conheço pessoas que, quando se fala em INVENTARIAR TODO O ESTOQUE, já ficam com a expressão facial fechada, perdem o bom humor e reclamam muito… Não é pra menos, a contagem de estoque geralmente é feita em finais de semana, feriados, à noite e de madrugada, muitos problemas dos estoques surgem à medida que vão contando!

E, ao final de tudo, se a divergência de estoque for alta, mais trabalho! Na verdade, quero dizer: mais retrabalho pela frente.

Mas como eu sei que você faz o que Gosta e pratica Logística assim como eu, entende que os altos e baixos da profissão são normais… Até porque somos as pessoas que transformam as dificuldades e problemas em resultados e soluções. Você concorda comigo?

Para fazer com que este desconforto seja menor, trago neste artigo nove dicas para lhe ajudar nesta difícil missão de Orquestrar um Inventário:

1º Faça inventários rotativos

Prefira inventário rotativo do que inventário geral. O rotativo, é mais barato e mais produtivo. Ele pode ser feito por uma equipe menor, durante o expediente normal de trabalho, com um mix menor de produtos, mais rápido e o melhor, e, principalmente, com a empresa funcionando. Isso não quer dizer que o inventário geral não tenha que ser feito, porém com uma menor frequência.

2º Lista de contagem

Defina as premissas do inventário. Você deve definir quais produtos constarão no lista de contagem. Pode-se utilizar diversos critérios de acordo com cada necessidade, por exemplo: por fornecedor, por corredor, por tipo de produto, para produtos avariados, para produtos com as maiores divergências, produtos de classe A e etc….

3º Concovação

Programe-se para o inventário. Faça um rodízio de colaboradores. Informe-os com antecedência para que não façam compromissos pessoais nestas datas. Isso garante o alinhamento de expectativas tanto pela empresa quanto pelos profissionais.

4º Arrumação física

Deve-se organizar o local onde ocorrerá o inventário. Vale lembrar que no processo de inventário a preocupação deve ser CONTAR CERTO O ESTOQUE. Organizar, limpar, desobstruir corredores e etc. devem ser feitos antes de se iniciar as contagens. Isso é para garantir a segurança e produtividade nas contagens.

5º Cut-off

Este passo é um dos mais importantes, pois poderá afetar o resultado do inventário: a acuracidade do estoque. Deve-se identificar se existem movimentações que ainda estão pendentes: mapas de separação que ainda não foram finalizados e armazenagens aguardando liberação de espaços, por exemplo. Nestes casos, recomenda-se cancelar as movimentações e somente reiniciá-las logo após o inventário. Como segunda opção, pode-se concluí-las antes que o inventário se inicie. Mantê-las pendentes e movimentá-las após a conclusão do inventário poderá gerar elevadas divergências de estoque.

6º Contagem de estoque

Recomendo que o estoque seja contado duas vezes. Assim que duas contagens do produto forem iguais, o considere sem divergência. Caso contrário, conte pela terceira, quarta, quinta ou quantas vezes forem necessárias até que duas contagens sejam iguais.

7º Reconciliações e ajustes

Após a conclusão das contagens, apurar as divergências. Você poderá analisar por diferentes formas: por produtos, por famílias de produtos, por fornecedor. Além disso poderá definir regras e tolerâncias de divergência por classe ABC. Neste momento você poderá justificar os motivos das divergências.

8º Atualização e registro de estoque

Deve-se garantir que, se autorizado pela gestão, os saldos de estoque de todos os produtos do estoque sejam atualizados, seja de entrada ou saída do estoque. Deve-se verificar se todos os documentos ou relatórios necessários a esta prática apresentam o resultado atualizado.

9º Informatize o inventário

Dois pontos críticos de controle para a realização de um inventário são: tempo e segurança. Aplicar tecnologia lhe auxiliará em uma melhor gestão, maior velocidade e segurança no dados coletados. Para isso, recomento buscar um sistema de gestão de estoque, usar leitores ou coletor de dados, identificar os produtos pelos códigos de barras.

É isso ai! Sucessos em seus próximos inventários…

Por Anderson Alves

Prática Logística

contato@praticalogistica.com.br

 

Baixe agora o Guia Gratuito: 28 práticas essenciais da operação logística

paperbacklandscape_800x525

34 Comments

  1. eliesio de Oliveira ramos

    Gostei da dica, muito muito importante, gostaria de receber mais ddicas

    • Prática Logística

      Bom dia Eliesio,
      que bom que gostou das dicas.
      Vi que vc baixou o e-book gratuito.
      Ao informar seu e-mail, vc passou a constar na minha lista de contatos e com isso, passará a receber alguns e-mail meus. Ah, a cada 15 dias tenho postado vídeos sobre logística.

      Ah, peço um favor, coloque meus e-mails na sua lista de contatos, caso contrários, minhas mensagens serão enviadas para a caixa de spam: praticalogistica@praticalogistica.com.br e contato@praticalogistica.com.br.

      Abraços.
      Anderson Alves.

  2. Parabéns excelentes matérias que agregam no dia a dia.

    • Prática Logística

      Olá Eduardo,
      fico feliz por ter gostado.
      Fique à vontade para sugerir conteúdo para que eu possa criar…
      Vi aqui que vc se inscreveu no site da Prática Logística, baixou o e-book…
      Só pra te lembrar, não deixe de cadastrar os e-mails da prática logística na sua lista de contatos, caso contrário, meus e-mails poderão ser enviados para a caixa de spam: praticalogistica@praticalogistica.com.br e contato@praticalogistica.com.br.

      Um grande abraço.
      Anderson Alves.

  3. Luiz Henrique da Conceição

    Muito bom,essas materias sempre nos lembrando e nos ensinando a melhor forma de manter um bom resultado em nosso trabalho.

    • Prática Logística

      Olá Luiz Henrique,
      sim, um dos objetivos da prática logística é apresentar metodologias práticas e eficazes…está ai um exemplo disso…
      Grande abraço.
      Anderson Alves.

  4. Luiz Henrique da Conceição

    Excelente e valioso material.

    • Prática Logística

      Olá Luiz Henrique,
      show de bola, muito bom saber que você gostou do conteúdo…
      Tem outros artigos lá no site da prática logística e também no canal do youtube…
      Grande abraço.
      Anderson Alves

  5. Boas orientações, são bem a realidade de uma prestadora de serviços que fazem inventário em outras empresas. Eu trabalho em uma delas RGIS.

    • Prática Logística

      Olá Paulo,
      sim, são dicas que realmente fazem a diferença ao realizar um processo de inventário…
      Grande abraço.
      Anderson Alves.

  6. Parabéns pelas dicas !
    Trabalho com inventários há anos…e essas dicas são fundamentais. Tudo certinho.

    Parabéns!

  7. Ola ótima material pra que está tendo problemas com inventário. Outra dica e fazer pre inventário no ato da separação. Se existe algo pode se verificada no ato. Verificar os registros anteriores e achar a causa raiz do problema. E fazer lista de todos os itens separados do dia e solicitar a uma pessoa contar os movimentados. Isso ja vai eliminar muitos erroas de picking e a acuracidade vai melhorar

    • Prática Logística

      Olá Diones, obrigado por comentar…
      Interessante essas suas dicas, esse pré-inventário acredito que seria mais uma auditoria do que necessariamente um inventário, não? Pois pode afetar o cut-off…concorda?
      Quanto a realizar inventário de mercadorias movimentadas, apoio totalmente, realmente fará diferença…

  8. Boa noite!!
    Gostei das dicas, um dos pontos imprescindíveis para a realização de um inventário, em primeiro lugar deve ser a arrumação do estoque.
    Um abraço

  9. Muito valioso seu material, estou enriquecendo meu conteúdo de vendas no quesito Wms sobre vossas aulas. parabéns pelo canal.

  10. Valiosas dicas, a empresa que trabalho passa por sérios problemas de “furos de estoque” (saldos negativos e saldos superfaturados) onde posso buscar mais informações sobre o assunto?

  11. Gostei muito das dicas, muito interessante, estou precisando de umas planilhas de controle de estoque e levantamento de inventario, poderia me ajudar ?
    obrigado

    • Prática Logística

      Olá Edmilson, tudo bem? Espero que as dicas aki possam te ajudar…
      Infelizmente não tenho uma planilha pra compartilhar…
      Abraços!

  12. Muito Bom, Dicas úteis e que ajudam bastante..

  13. Boa tarde
    Muito bom o seu trabalho
    Gostaria de fazer uma pergunta
    Quais geralmente são os problemas encontrados no inventário? E poderia responder como vc soluciona eles???

    Muito obrigado…
    Vou acompanhar seus artigos

  14. Obrigado…Eu realmente aprendi muito.

  15. Glad to be one of the visitors on this awing site : D.

  16. MELQUISEDEQUE MARQUES CHAVES

    Bom dia
    Gostei dessas dicas, será muito útil quando eu for fazer faculdade de logística. Desejo receber mais dicas.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *